
Se você acompanha ou já visualizou em algum momento as redes sociais da Reciclagem Papelar. É provável que tenha se deparado com uma hashtag (#) no mínimo inusitada. A tag #SEPAR3SEULIXO foi criada com o intuito de levar conscientização para a vida das pessoas.
“A principio precisávamos nos comunicar de maneira clara e objetiva com o nosso público na internet. Resolvemos criar essa hashtag para incentivar o cidadão a separar o seu lixo, atentando-se a uma causa que está adepta aos nossos princípios, que é a política dos 3 Rs da sustentabilidade”, pontua o Gerente Comercial, da Reciclagem Papelar, Manoel Barbosa Carneiro.
As hashtags hoje são utilizadas para identificar assuntos selecionados pelos usuários na web, a adesão desse tipo de linguagem se tornou usual e popular no Twitter, aos poucos o uso das hashtags se espalharam entre as demais redes sociais.
O Instagram, por exemplo, percebeu a função e a usabilidade das hashtags, e passou a recomendar que as páginas corporativas ou públicas do “Insta”, a colocar as tags que identificam sua marca na “Bio” (biografia) da instituição dentro da rede social.
Afinal, o que é 3 Rs ?
Essa expressão surgiu com a intenção de trazer mais sustentabilidade para um mundo onde a natureza clama por socorro. O principio dos 3 Rs estão classificados em três áreas.
Reduzir: Traz a ideia de consumo consciente, evite excessos consuma produtos de acordo com a sua necessidade.
Reutilizar: Use a criatividade, reutilize o material que poderia ser jogado no lixo. Você pode dar outro fim aos resíduos, reaproveite o que for possível.
Reciclar: Essa etapa é responsável pelo processo de transformação do objeto reciclado em algo novo para ser inserido novamente no mercado. Evitando o consumo desnecessário de matéria prima.
Fala especialista
Para o professor especialista em Inbound Marketing Hugo Santos. A hashtag é mais utilizada em mídias sociais que possuem maior alcance orgânico como Twitter e Instagram. “As hastags são utilizadas realmente como uma busca de interesse de similaridades, por exemplo, para o Facebook o uso hashtag já não é tão importante porque o alcance orgânico dessa plataforma é muito baixo”.
O uso recomendável desse tipo de linguagem segundo Hugo se encaixa de maneira adequada quando se busca gerar empatia entre seus seguidores, “É possível se aproximar mais do seu público, em mídias como o Instagram, consigo atrair mais pessoas que se identificam com a minha área de atuação por meio das famosas hastags”.
Se você quer ficar por dentro das principais novidades do setor de resíduos sólidos acompanhe a Reciclagem Papelar.
Por
Victor Gomes