RCD entenda a destinação que deve ser dada aos rejeitos da construção civil

15/03/2019

Ao decorrer dos anos a Construção Civil vem se consolidando como o setor que causa mais impacto em nossa sociedade. Para reduzir os danos causados na natureza pelo segmento ao meio ambiente, a reciclagem surgiu como uma alternativa sustentável para a destinação correta deste tipo de resíduo.

O material denominado RCD (Resíduos da Construção Civil e Demolição), é uma categoria de materiais descartados pela Construção Civil. Classificado em quatro classes distintas, os resíduos RCD são descartados de maneira inadequada em ruas, estradas, terrenos baldios e áreas inapropriadas.

A reciclagem nesse ponto traz uma alternativa que visa reutilizar esses materiais provindos deste serviço. A ideia é usar o entulho produzidos nas obras como cascalho em estradas rurais, além da produção de tijolos de argila que passariam a ter em sua formula até 30% de resíduos RCD cerâmicos.

Os resíduos RCD cerâmicos de acordo com o trabalho de conclusão de curso (TCC), dos Engenheiros Igor Watanabe e William Gomes. Apontam neste caso para o uso do RCD, como uma possibilidade de ser utilizado de maneira parcial na produção de blocos cerâmicos, reduzindo de modo considerável o consumo de argila pela Construção Civil.

Segundo o Engenheiro Igor Watanabe o material proveniente dos resíduos RCD, se tornou o foco de constantes estudos dentro do meio acadêmico, a intenção desta prática visa dar um fim adequado a esse tipo de rejeito, produzido pela Construção Civil.

A reutilização do RCD está relacionada principalmente à redução do impacto ambiental, visto que, o setor da Construção Civil é o maior produtor de resíduos sólidos do Brasil.”

O emprego do RCD ainda não é visto com frequência, por questões de separação e logística relacionada ao uso dos resíduos RCD, isso sem falar no receio que o segmento carrega ao lidar com um produto que sai do espectro tradicional das obras.

Igor pontua ainda sobre o valor de trabalhar com esse tipo de sedimento “O RCD é muito amplo em suas funcionalidades, pois engloba um grupo grande de materiais descartados, possibilitando uma grande gama de forma de reutilização. Porém, no nosso estudo, que utilizamos apenas RCD cerâmicos, e sua implantação foi proposta para a redução da utilização da matéria argila na produção de blocos cerâmicos, sem alterar sua eficiência.”

Saiba mais:

Abrecon 

COMO REDUZIR CUSTOS E RISCOS COM A GESTÃO DE RESÍDUOS DA OBRA

 

Por

Victor Gomes